31 de dezembro de 2009
30 de dezembro de 2009
Dicas de cores para roupas de cama...
5 de dezembro de 2009
URSO X COELHINHO
24 de novembro de 2009
16 de novembro de 2009
Saudade...
15 de novembro de 2009
Vamos?
14 de novembro de 2009
13 de novembro de 2009
Sexta-Feira 13
A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Eventos históricos
Alguns incidentes ocorridos nessa data:
* 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
Curiosidades
* Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.
* O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
* A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
12 de novembro de 2009
Deixando a preguiça de lado...
19 de maio de 2009
Sempre a mesma palavra: Sucesso!
A palavra sucesso já anda em sintonia com os encontros de colecionadores de Postais Publicitários em São Paulo.
É tanta coisa boa junto, tanta vibração positiva, troca, amizade, sorrisos... E tudo junto não dá outra opção para definir o encontro como SUCESSO.
Os rostos vão se multiplicando e também mudando.
Muita gente nova com olhares fascinados com tantos postais disponíveis.
Em nosso 5º Encontro Extra-Oficial de Colecionadores de Postais Publicitários em São Paulo, contamos com os apoios maravilhosos da Revista Pix, Imprensa Oficial, Mica postais publicitários e InfoRel.
Como sempre tivemos sorteios de brindes e distribuição de Kits que foram fornecidos pelas empresas que apóiam nosso encontro.
É tão gratificante, depois de dias atrás de tudo, ver em casa rosto a felicidade estampada com o recebimento dos Kits e as trocas de postais. Cada um aumentando mais e mais sua coleção.
Agora temos até um display da Mica que nos foi doado e o teremos em todos os encontros.
A grande novidade desse foi a nota que tivemos no site da Revista Pix.
Por enquanto ainda não temos novamente nosso postal oficial, mas quem sabe ainda não conseguiremos tê-lo novamente?
No mais, quero agradecer as pessoas individualmente:
Bia Granja (Revista PIX) – Pelas revistas Pix enviadas, pela chamada maravilhosa no site, pela atenção e paciência.
Patrícia (Imprensa Oficial) – Pelo carinho e atenção com a qual me tratou desde o início e pelo envio dos maravilhosos Kits fornecidos pela Imprensa Oficial.
Alessandra e Vanessa (Mica) – Uma pelo excelente atendimento por e-mail e a outra respectivamente na ordem pelo atendimento pessoal. E claro pelos postais e pelo display fornecido.
FáRech (InfoRel) – Pela delicadeza e atenção e pelos postais enviados.
E claro, aos colecionadores presentes (ou não) que fazem dos postais publicitários mais que um hobby, um laço de amizade que vai ficar para sempre na lembrança e na história de cada um.
Muito obrigada.
Nos vemos novamente em Agosto.
Raquel Belchior
rabelchior@gmail.com