4 de abril de 2010

Oque é a Páscoa para você?

Oque é a Páscoa para você?
.
Qual é a primeira coisa que te vem a cabeça quando se fala em Páscoa? Bem, na minha oque vem são sempre Ovos de chocolate.
É sério, desde pequena foi isso que aprendi. Embora sou de família católica e não tenho religião nenhuma, a Páscoa por mim (e por muitos outros familiares) nunca foi diretamente vista com olhos religiosos e sim como uma festa para reunir a família para almoçar junto e ganhar e comer chocolate.
Em minha particular opinião todos os feriados, exatamente todos são puramente comerciais, nada além disso. Não, não, eu não sou uma pessoa amarga e sim somente uma pessoa realista e que vive em um país capitalista só isso.
O mesmo com a sexta-feira santa, ou sexta-feira da paixão, onde não se pode comer carne vermelha mas peixe sim. Ora, peixe também não é carne? Não é um animal que morre do mesmo jeito para ser comido? Comércio. Tudo é comércio.
Não sou vegetariana (infelizmente não consigo, é a bendita cadeia alimentar) e também não sou moralista, mas vejo tudo que acontece ao meu redor.
Eu sei sim que na sexta-feira Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou no domingo de Páscoa. Não sou tão desligada assim, mas...
A melhor lembrança que tenho de minhas Páscoas anteriores era quando meu pai nos acordava abrindo um ovo de páscoa e fazendo um enorme barulho ao abrir a embalagem e comendo bem pertinho de nós para sentirmos o cheiro do chocolate. Era maravilhoso acordar com ele assim. (Ele faleceu há 13 anos).
Mas no geral Páscoa é bom, pois é sempre bom ter um pretexto para um feriado e ter as pessoas que amamos ao nosso lado. Seja pelo lado religioso ou pelo lado capitalista. O amor e a união são sempre bem vindos, onde e quando for.
.
"Um boa Páscoa para você" :D
.
Para saber um pouco mais, buscando a Waikipedia: "A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito."
Para continuar lendo, clique AQUI.
***
Fonte: Raquel Belchior e Wikipedia.
Imagens: Corbis Images

Nenhum comentário: